quarta-feira, 30 de maio de 2012

A Saúde da Criança e a prática de Yoga




É comum nos dias de hoje, observar crianças com muita agressividade, agitação, falta de concentração na escola, desânimo, disfunções orgânicas e até depressão. São crianças que estão sobrecarregadas com muitas atividades. Esse é um quadro de saúde que preocupa tanto os pais quanto profissionais de diversas áreas, principalmente da educação e da saúde, que procuram aprimorar-se na formação e educação das crianças, na intenção de ajudá-las a lidar melhor com os desafios da vida.
            Profissionais de Yoga também estão unidos na tentativa de minimizar esse problema. O Yoga permite que a criança retome a naturalidade e a alegria originais, por meio da conscientização corporal, técnicas de respiração, concentração e relaxamento, que são apresentadas em propostas de brincadeiras e contos infantis, para que, num trabalho lúdico, ela se sinta motivada e mais tranquila.
            Acredita-se que, com a prática de pranayamas (técnicas de respiração), a criança passa a respirar corretamente, adquirindo maior domínio sobre o corpo e desenvolvendo melhor a psicomotricidade. Com a prática dos princípios básicos do Yoga, (Yamas e Nyamas), a criança desenvolve e valoriza o seu potencial, fazendo crescer a autoestima e a confiança em si mesma.
            Quando se observa essa ética, naturalmente acontece uma avaliação individual que leva o praticante a reflexões diárias, pelas quais ele poderá alcançar um amadurecimento no campo emocional. Assim os ensinamentos do Yoga, poderão ajudar a criança a compreender melhor sua vida. Reconhecendo a verdade, a retidão, a paz e o amor, ela poderá agir de acordo com esses valores e construir uma base mais sólida para ter uma melhor qualidade de vida.
            A prática completa do Yoga abrange os aspectos físico, emocional, espiritual e social. Isso proporciona um terreno fértil para o desenvolvimento das potencialidades trazidas pelas crianças que nasceram neste final de ciclo planetário. Elas já estão vindo mais evoluídas e com grande potencial. Para que essas qualidades possam se desenvolver, é necessário um ambiente adequado. Apoio, orientação e atenção. É fundamental que as tratem com verdade. Os pais estão cada vez mais ocupados e essas crianças passam muito tempo assistindo televisão ou em joguinhos de computador, que são influências nocivas para elas. Esse potencial precisa ser estimulado e protegido para que não venha a se perder.  
As práticas psicofísicas vão atuar estimulando a criatividade, a imaginação, a concentração e a disciplina. Assim podem liberar a agressividade de forma criativa, promovendo maior vitalidade e diminuição do stress. As técnicas permitem acalmar os pensamentos e aquietar a criança agitada. Os nervos ficam mais relaxados, os pensamentos ficam mais purificados, fortalecem as articulações, favorecem a circulação. O Yoga promove a paz, o que é muito importante para crianças que já estão sobrecarregadas.
Será introduzida a meditação, a semente será plantada e na medida em que as crianças alcançarem maior capacidade de concentração, essa prática poderá se tornar um hábito. A melhor maneira de prevenir desordens psicossomáticas é adquirir bons hábitos na infância. Isso será determinante para a saúde geral do futuro adulto. 
A proposta é fazer várias atividades em cada encontro, que terá a duração de 4 horas. Além do Yoga, teremos: meditação, artes e educação ambiental, histórias e atividades lúdicas.

Objetivo:

O objetivo desse trabalho é proporcionar às crianças o suporte educacional que necessitam, como um complemento à  formação que recebem nas escolas.  Busca proporcionar uma vivência mais harmoniosa no relacionamento consigo mesmo, com os outros e com a natureza.

Metodologia:

            Hatha-Yoga, meditação, artes, consciência ambiental, histórias de sabedoria, atividades lúdicas, shantala.

Hatha-Yoga: equilibra as polaridades Yin e Yang no organismo favorecendo o equilíbrio e a manutenção da saúde. Yoga significa união. A saúde física e mental são consequências de sua prática. Prepara para a meditação.

Meditação: Estado de quietude dos pensamentos que produz tranquilidade.

Artes: Permitir o despertar do potencial artístico dessas crianças e o desenvolvimento do talento e da criatividade de cada um. Despertando a noção de cores e texturas. Desenho, pintura, argila e reciclagem de materiais. Teatro de fantoches e trabalhos manuais.

Consciência Ambiental: Através do contato com a natureza, desenvolver a educação ambiental (passeios na natureza, plantio de horta, reciclagem de lixo).

Histórias de Sabedoria: Ensinamentos espirituais transmitidos de forma lúdica, através dos contos infantis e de histórias de sábios da índia e do mundo.

Atividades Lúdicas: Jogos e brincadeiras que estimulem o desenvolvimento harmonioso e saudável das crianças. Apresentação de teatro e exposição dos trabalhos artísticos.

Shantala: Massagem originária da medicina ayurvédica da índia, para bebês e crianças. Relaxa, combate o stress, equilibra, nutre.

A Criança Aprendendo Yoga:

 O desenvolvimento psicofísico propicia um crescimento em múltiplos aspectos do ser humano. Com o avanço tecnológico, a criança ficou mais sedentária, movimentando-se cada vez menos, acarretando acúmulos de tensões, o que pode causar-lhes desordens.
Assim, contamos com várias séries de exercícios específicos para criança, que levam ao equilíbrio da energia e consequente aumento da vitalidade. São posturas de fácil execução. A criança, geralmente, sente-se relaxada e consegue relatar as suas sensações corporais. A prática e o aumento da consciência corporal  levam ao equilíbrio físico, psíquico, emocional e energético.

Yoga e contos infantis:

            O conto é o principal método para ensinar valores humanos às crianças, que poderão se inspirar e desenvolver o bom caráter. Os contos entram nas práticas com intuito de prender a atenção da criança e como eles estão recheados de elementos da natureza: animais, árvores, montanha, lua, e etc., esses elementos serão utilizados para a prática das posturas. Os contos sempre apresentam valores éticos, podendo auxiliar as crianças a valorizar a ética e os bons hábitos.
            Além dos contos, também iremos acrescentar cânticos, desenhos, expressões corporais, mímicas, imitações e outros exercícios que ajudarão a criança a se expressar com mais autenticidade.


Daniela Amaral



Nenhum comentário:

Postar um comentário