segunda-feira, 9 de julho de 2012


A Atuação da Doula no Parto...

Diante do atual modelo obstétrico, mulheres que desejam ter um parto respeitoso para si e seus bebês podem contar com a figura da Doula. Esse nome grego, tão antigo quanto esse povo, significa aquela que serve.

A Doula é uma mulher que conhece o sistema obstétrico e ajuda a mulher a construir a possibilidade de seu parto. Ela não é uma parteira, ela não faz exame de toque ou dá qualquer diagnóstico. É a pessoa que segura nas mãos, que massageia as costas durante a contração, que cuida do ambiente para mantê-lo o mais harmônico possível para a parturiente. Procura negociar com a equipe formas de possibilitar que os desejos da mulher sejam atendidos.

Antes do Parto, a Doula ajuda tirando dúvidas, passando conhecimento e informações, desfazendo mitos, oferecendo o suporte físico e emocional para a gestante.
O parto é um rito de passagem. Um momento muito significativo na vida da mulher. E quando ela vai para esse acontecimento, é bom que ela não esteja sosinha. É muito bom que ela sinta que tem alguém que está junto com ela, com quem ela pode contar para o que der e vier. Alguém que cuida e que zela para que tudo se desenvolva da melhor maneira possível. Alguém em cuja presença, a parturiente se sinta emocionalmente segura. Esse alguém é a doula.


O que você acha do trabalho das doulas? Teve doula no seu parto? Como foi a experiência. se tivesse outro filho teria doula?

Nenhum comentário:

Postar um comentário